Como registrar seus treinos – Modo 1.3

Logo após realizar seu treino acesse o Training Peaks e, como mostrado na imagem abaixo, clique em “Feed” (1), em seguida clique no dia em que você está (2) e depois na sessão que você acabou de realizar (3).  Caso esteja acessando pelo computador primeiramente clique em “Calendar” e depois acesse o dia e a sessão realizada.

Imagem2

A partir daí:

1.1  Faça upload do arquivo do treino

Provavelmente o arquivo do treino irá subir automaticamente se você utiliza algum dispositivo de monitoramento como Garmin, Polar, Suunto, etc, ou mesmo o Strava, e você já o tenha configurado para sincronizar automaticamente com o Training Peaks. Se você ainda não fez esta configuração separamos instruções de como fazer isso neste link. Se utiliza somente o Strava veja como configurar a sincronização aqui.

Se por algum motivo você não tiver um arquivo de dados do treino pedimos que preencha manualmente dentro da sessão prescrita o campo que indica a duração total do treino. Para isso, como mostrado abaixo, dentro da sessão de treino clique em “Edit” (4) e em seguida informe a duração do treino em horas/ minutos/ segundos no campo correspondente (5). Se você estiver acessando pelo computador os campos já estarão abertos para edição automaticamente.

Imagem3

Esse registro manual da duração também será necessário quando você realizar uma sessão de alguma capacidade que não rastreamos por um dispositivo, como por exemplo, sessões de Força ou Flexibilidade; ou mesmo quando o arquivo de treino se corrompeu ou a bateria do dispositivo acabou durante a sessão.

E quando o arquivo sobe mas não sincroniza automaticamente com a sessão prescrita?

Se o arquivo do treino subir mas não sincronizar automaticamente com a sessão prescrita, ficando “solto” no dia da realização no calendário, pedimos que, excepcionalmente neste caso, você não preencha a sessão prescrita manualmente, e sim clique em cima do arquivo que subiu e está avulso e a partir daí prossiga o registro dentro dele. Posteriormente a Equipe Alto Rendimento fará a sincronização do arquivo com a sessão prescrita manualmente.

1.2  Registre os parâmetros subjetivos da sessão

RPE_iOS

Questão 1: “How did you fell?” (Como você se sentiu no treino?)

Escolha entre as 5 “carinhas” a que represente melhor como você se sentiu, de “Strong” (Forte), passando por “Normal” até “Weak” (Fraco).

Questão 2: “Perceived exertion” (O quão pesado foi o treino?)

Arraste o cursor e escolha um número de 1 a 10 que indique o quão pesado foi o treino, de acordo com a tabela abaixo:

Classificação Percepção
10 Exaustão
9 Extremamente forte
8
7 Muito forte
6
5 Forte
4 Um pouco forte
3 Moderado
2 Leve
1 Muito, muito leve
0 Repouso

Recomendamos que você dê um print nessa tabela e salve-a no seu smartphone para consultá-la todos os dias ao registrar o seu treino.

1.3 Faça um comentário

Clique em “Add a comment” (6) no smartphone ou “Post-activity comments” no computador e registre um comentário (7) sobre:

1. O seu treino, por exemplo, como se sentiu, dificuldades que teve, etc; e

2. O seu dia como, por exemplo, situações que passou ou que está passando, seu nível de estresse, variações na alimentação, sono, etc.

3. Sobre como você está.

Ao final clique no símbolo do avião (Enviar) à direita do campo (8), ou, caso esteja no computador, clique em “Save e Close” (Salvar e fechar).

Imagem4

Imagem5

Lembramos que esses comentários não são apenas para o acompanhamento da Equipe Alto Rendimento mas para você mesmo tomar consciência do seu processo, percebendo sua entrega, seu contexto e seus padrões.


Registro de competições

As competições devem ser registras no Training Peaks como qualquer outra atividade realizada, e devem seguir o mesmo procedimento que acabamos de mostrar.

Registro de dias Off

Pedimos que você também registre os dias Off, porém neste caso apenas preenchendo o campo de comentários, relatando como você está, como foi o seu dia, como você se sentiu e inserindo quaisquer outras informações que você julgar importantes.

2. Faça a autoavaliação dos componentes de desenvolvimento

No campo de comentários da sessão faça uma autoavaliação da sua entrega neste treino quanto aos seguintes componentes:
– Presença (0-4)
– Clareza/ intenção (0-4)
– Execução/ entrega (0-4)
– Auto estima (neste caso ao longo do dia) (0-4)

Considere a seguinte escala para classificar cada componente:

Nível de entrega:
0 – Nenhuma
1 – Baixa
2 – Média
3 – Consistente/ significativa
4 – Excelente

3. Faça o Registro de parâmetros (métricas) do dia

Antes da primeira sessão de treino do dia faça o registro de parâmetros (métricas). Confira a tradução abaixo para ter mais clareza no registro.

Sleep Hours (Horas de sono)
Sleep Quality (Qualidade do sono)
Overall Feeling (Percepção geral)
Motivation (Motivação)
Mood (Humor)
Stress (Estresse)
Yesterday’s Training (Treinamento de ontem)
Fatigue (Fadiga)
Soreness (Dor)
Injury (Lesão)
Sickness (Doença)
Appetite (Apetite)
Hydration Level (Nível de hidratação)
Weight (Peso – apenas para quem tem balança em casa)
HRV (Variabilidade da Frequência cardíaca – preenchimento apenas para atletas que usam esse parâmetro)
Menstruation (Menstruação – preenchimento apenas para mulheres)
Note (Nota – não é necessário o preenchimento. Por favor use o campo de comentários da sessões)


Saiba um pouco mais sobre o por que de registrar seus treinos clicando aqui.

Equipe Alto Rendimento

#esseésóocomeço