Logo após fazer login no Training Peaks clique em “Feed” (1), em seguida clique no dia em que você está (2) e depois na sessão que você irá realizar (3). Caso esteja acessando pelo computador primeiramente clique em “Calendar” e depois acesse o dia e a sessão a ser realizada.

Lembramos que, de acordo com sua disponibilidade, você pode ter mais de uma sessão prescrita para um dia. Se for o caso consulte cada uma separadamente.

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Estando na página que exibe a sessão você poderá observar:

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– As demandas/capacidades que o treino busca desenvolver (4), como Velocidade, Força, Técnica, etc);

– Um símbolo indicando o meio de treinamento (5), podendo ser Ciclismo, Mountain Bike, Corrida, Musculação, etc);

– O volume planejado (6);

– Um gráfico em barras indicando os estágios do treino (7).

 

Consultando o treino

Para tomar consciência do treino a ser realizado comece por observar o gráfico (7).

Em seguida role a página para baixo até chegar no campo “Description” (Descrição) (8). É nesse campo em que o treino estará prescrito e portanto é aqui que você deve consultar para saber exatamente o que fazer.

 

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Na descrição nós fornecemos as informações:

Demandas: Aqui informamos para quais demandas (exigências) da modalidade este treino foi planejado.

Meio de treinamento: Indica qual estratégia será utilizada para desenvolver a demanda. Por exemplo, para desenvolver a capacidade Velocidade podemos prescrever Ciclismo, Corrida, Mountain Bike, etc. Estes são meios diferentes de se desenvolver a capacidade Velocidade.

É importante utilizar exatamente o meio prescrito, já que ele tem implicações diretas sobre o desenvolvimento ou não da capacidade planejada. Por exemplo, um treino que tenha como meio Ciclismo, Asfalto plano não pode ser realizado em Asfalto ondulado, e vice versa, já que a inclinação do terreno influencia as demandas que serão desenvolvidas.

Método: Aqui informamos a forma com que o treino foi estruturado. Normalmente podemos estruturá-lo de forma contínua, que é quando você realiza a atividade continuamente, sem intervalos para recuperação; ou ainda na forma intervalada, utilizada quando a intensidade é mais alta a ponto de demandar estímulos mais curtos e intervalos de recuperação entre eles. Por isso o nome intervalado.

Tarefa: Aqui estará sua missão. O passo a passo a ser realizado no treino. A maioria dos treinos terá 3 partes: aquecimento, parte principal e desaquecimento, e cada uma delas pode ter vários estágios, com a duração e intensidade específicas.

Exportação de treino

Ao continuar rolando a página mais para baixo você encontrará um botão (9) que possibilita exportar o treino prescrito para o seu dispositivo Garmin, de forma que seja exibido na tela durante o treino cada estágio a ser realizado. Reunimos neste link mais orientações sobre como funciona esta exportação.

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Após consultar seu treino é hora de realizá-lo! Bom treino e, mais tarde, ao retornar, acesse o Training Peaks novamente para registrá-lo.

Equipe Alto Rendimento

#esseésóocomeço